Doação do imposto de renda pode ajudar projetos sociais em são pedro da aldeia

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA-  lançou uma campanha de incentivo e fortalecimento daspolíticas de proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. Empresas e pessoas físicas podem fazer doações de parte do seuImposto de Renda. Quem optar pela doação terá redução no valor do imposto a pagar ou aumento na restituição, e vai ajudar diretamente o Fundo dos Direitos da Criança e Adolescente.

Para participar é bem simples. A primeira opção é a doação direta na conta do Fundo: Agência 2657-3 – C/C 50258-8 / Banco do Brasil / CNPJ: 28.760.819/0001-76. Feito o depósito identificado, o doador deverá comunicar pessoalmente a doação efetivada, e informar, ainda, o o nome e CPF, por meio do e-mail:fmdcaspa@gmail.com ou na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que fica na Secretaria Municipal de Assistência Sociale Direitos Humanos, localizado à rua Hermógenes Freire da Costa, no Centro. O Conselho irá emitir um recibo ao doador. Esta doação pode ser feitadurante todo o ano e poderá corresponder até 6% do Imposto devido.Outra maneira é fazer a doação no momento da realização da Declaração doImposto de Renda, no período entre 1o de março a 30 de abril. Neste caso,funciona assim: No preenchimento da declaração (formulário completo), busqueo menu “Resumo da Declaração. Ao abri-lo, aparecerá o campo “DoaçõesDiretamente na Declaração – ECA”. Selecione o tipo de “Fundo Municipal”,selecione a unidade federativa “ RJ “ e selecione o CNPJ do Fundo Municipaldos Direitos da Criança e do Adolescente (CNPJ: 28.760.819/0001-76).

No campo “valor limite para doação”, aparecerá até quanto você poderá doar.Em seguida, preencha no campo “Valor”, a quantia a ser doada.Após, vá até ao item “imprimir” e clique na opção “Darf – Doações Diretamentena Declaração – ECA”. Imprima este documento e faça o pagamento na redebancária até o dia 30 de abril. Nesse modelo, pessoas físicas podem doar até3% e pessoa jurídica até 1% do imposto devido. Com a arrecadação, o dinheiro é repassado às entidades, projetos e serviços que atendem crianças eadolescentes através da aprovação, sob a responsabilidade do Conselho.A Presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Luciana deOliveira Corrêa Souza, destacou que o mais importante, será o retorno que omunicípio terá para a incrementação das políticas públicas voltadas para ascrianças e os adolescentes. “Quem faz a doação poderá acompanhar de pertotodas as ações e investimentos feitos pelo conselho no município. É importantee bem fácil contribuir”, disse. A Secretária Municipal de Assistência Social eDireitos Humanos, Ester Marques, também enalteceu a importância da ação. “O conselho, que atua como entidade fiscalizadora, tem a missão de garantir que os recursos cheguem a projetos de instituições idôneas, que prestam um atendimento social importante ao público infantil e adolescente em São Pedro da Aldeia”, disse.

Comments are closed.